O plano de negócios é a porta de entrada para quem quer empreender. Abrir uma empresa pede planejamento e muita organização para que o sucesso seja alcançado. Para que isso aconteça é preciso estar atento a todos os detalhes desde o inicio. Decida qual tipo de negócio vai criar e para quem vai oferecer os seus serviços e o mais importante: em quanto tempo pretende ter seu investimento de volta.

Qualquer pessoa que queia empreender deve se ater a um plano de negócios. Isso vai ajudar você a ter organização na hora de começar o seu negócio e vai tornar as coisas muito mais fáceis.

Mas como saber qual o valor é necessário para começar?

Primeiro saiba que você precisará se preocupar com questões burocráticas e providenciar toda documentação. Crie uma planilha e coloque os valores referentes à abertura de CNPJ, pagamento de taxas, alvarás, licenças, honorários contábeis, entre outros.

A parte documental é de extrema importância e o primeiro passo, mas não o único. Lembre-se que você terá gastos com: máquinas, equipamentos, decoração, ponto comercial, logomarca, website, móveis, propaganda e material gráfico.

Não importa o tamanho da despesa, sempre coloque tudo no plano de negócios, pois cada centavo faz diferença no resultado final.

Calcule também as despesas mensais, sejam elas fixas ou variáveis.

Despesas fixas: salários, comissões, aluguel, luz, internet, marketing, manutenção, materiais de limpeza e escritório, sistemas de segurança, seguro, etc.

Despesas variáveis: coloque um valor estimado, pois são despesas impossíveis de prever.

Além destes gatos será imprescindível que você possua um capital de giro, mas caso você não tenha este valor, lembre-se que existem alguns bancos que oferecem microcréditos para pequenos empresários e com juros com taxas muito baixas.

Após definir todas estas informações, calcule quantos meses serão necessários para que você inicie a sua obtenção de lucro e aí você saberá, finalmente, quanto deve investir.