Saiba por onde a sua empresa tem andado e que ponto de perspectiva pode ser fundamental para mudança de patamar dela, além da importância contábil nessa gestão

Quando tratamos de uma empresa, identificar onde está a virada na transição do porte do projeto é bastante complicado para nós, meros mortais e pessoas físicas que acompanhamos a construção do projeto desde o início. Muitos sinais devem ser dados para nos alertarmos que chegou o momento da empresa dar um passo a frente, mudar de patamar, enfim. Mas isso não é o suficiente. Para se colocar em prática é preciso um movimento estrutural para que essa chave não seja tirada do contato fazendo com que o carro pare.
Cabe, então, a identificação dos pontos de virada de patamar da sua empresa, para que, de antemão, você tenha planos estratégicos desenvolvidos para essa circunstância. Afinal, que empresário que monta uma empresa e não tem nenhuma expectativa em crescer, convenhamos…

Olhando para dentro

Nando Reis canta uma música, uma das mais importantes do seu repertório, por sinal, que chama-se “Por onde andei”. Pegando carona nos questionamentos feitos pelo próprio autor da música na canção, adaptamos esses questionamentos para a realidade empresarial e fazemos uma análise dela.

“Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado. E eu me lembro das suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam óbvias até à uma criança. Por onde andei, enquanto você me procurava?…”, é como se dá a construção da música que, como podemos ver, foca em num questionamento pessoa dos caminhos tomados pelo próprio indivíduo que próprio se questiona.

Para que toda empresa venha entender o patamar e os pontos de transição deste patamar, é fundamental que haja reconhecimento de falhas, como o próprio cantor pede perdão e reconhece que se perdeu em coisas óbvias até para uma criança. Quando constrói um olhar crítico, principalmente para si próprio, há um modelo de construção muito saudável que coloca o líder na verdadeira condição de liderança na empresa, e não de chefia, com uma qualidade maior de feedbacks, aprendidos e relacionada com uma obra da música popular brasileira.

Onde está o ponto de virada

Usando de outra canção, nessa longa estrada da vida, para ir correndo sem parar na esperança de ser campeão alcançando o primeiro lugar, você precisa identificar quando você está competindo no pelotão de elite da corrida. Nota-se esse ponto quando você consegue observar pequenos detalhes da sua empresa que te mostram que ela está, de forma gradativa, alcançando um outro patamar.

Agora, pode parecer engraçado, mas essa transição só depende de você. Claro, tudo têm os seus processos, mas você enxerga o ponto de transição e, aos poucos, passa a dar passos para o crescimento do seu negócio. Nesse desafio, cabe, inicialmente, uma revisão da estrutura atual da empresa, para que, se possível, haja uma redistribuição das tarefas a fim de explorar o melhor de cada departamento e componente da sua equipe.

Essa avaliação não deve ser feito sozinho, mas demonstra a importância da contabilidade nesses processos, pois te dará embasamento técnico para que você monte uma estrutura de desenvolvimento, mostrando, assim, que, diferentemente do que muitos pensam, a contabilidade tem a sua importância de dentro para dentro da empresa e, não, apenas de dentro para fora, com balanços financeiros e serviços deste porte.

A contabilidade é importante

Muito às escuras nas empresas, a contabilidade mostra muito a sua importância nesse ponto de transição e crescimento da sua empresa. Muitos acham que ela sobrevive apenas mediante aos fatores legais, na apresentação de balanços e levantamentos financeiros, porém, a sua importância pode ir além, com toda a questão organizacional e estratégica para que esse ponto de transição de patamar da sua empresa venha ser vivido e desfrutado por você a sua equipe passo a passo, sem atropelar etapas e comprometer o processo natural de todo empreendimento.