Saiba o tamanho da importância dos serviços de contabilidade para empresas prestadoras de serviço no Brasil
O artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro obriga todas as empresa formalizadas a possuírem um contador em seu quadro de funcionários ou a vinculação com alguma empresa de contabilidade para a apresentação dos seus balanços financeiros. Essa regulamentação fez com que as empresas brasileiras parassem de deixar de lado e empurrar com a barriga a função de contador em suas empresas. Mas, se olharmos por outro lado, apenas balancetes, de certa forma obrigados, não é tudo que uma empresa de contabilidade tem a oferecer a prestadores de serviço. Serviços burocráticos, como o suporte e a simplificação do processo de documentação, operacional, se estendendo por toda vida útil da empresa, e de custo-benefício, garantindo que todos processos visarão lucros e não representarão ameaças de desperdício financeiros, são questões fundamentais a ser abordadas a contabilidade.
Nesse artigo, falaremos alguns pontos de importância da contabilidade a prestadores de serviço.
A primeira relação entre prestadores de serviço e contabilidade
A primeira relação entre prestadores de serviço e contabilidade está no CNPJ. Porém, alguns prestadores de serviço atuam dentro da informalidade e não possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e a sua atuação como pessoa física derruba a obrigatoriedade do suporte do contador. Porém, essa economia muitas vezes podem ser o barato que sai caro e essa negligência contábil pode embarreirar, e muito, suportes de desenvolvimento que gerarão bons retornos com poucos esforços. É aí que a relação custo-benefício vai para o buraco.
Regimes tributários
Simples nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, são essas modalidades que a empresa pode se enquadrar, a partir do momento em que abre o seu CNPJ. Mas engana-se que é só escolher uma das modalidades tributárias, como se escolhe a bolacha na prateleira do supermercado. Cada modalidade depende do porte da empresa de prestação de serviço e a contabilidade possui conhecimento estratégico o suficiente para adaptar o regime tributário dentro da realidade financeira e de arrecadação da empresa, a sua postura atual e os seus projetos posteriores.
A variação do regime tributário tem muito a ver com a segmentação e a atuação da empresa no mercado, recolhimento de impostos e tudo mais. Ter uma empresa específica de contabilidade para dar esse suporte diminui em 200% a dor de cabeça do empresário com questões burocráticas legais.
A importância da contabilidade para os prestadores de serviço
Impostos. Essa palavra define a importância da contabilidade para os prestadores de serviço. PIS, COFINS, ISS, ICMS, IRPJ, CSLL, contribuições previdenciárias, enfim, são tantos encargos de impostos para o prestador de serviço no Brasil que se não tivermos uma contabilidade dando suporte, nos perderemos, já que esses impostos variam com a finalidade da empresa, bem como a quantia (por exemplo, o ISS varia de 2 a 5% dependendo da área), a região etc.
O que não varia é algo: tem impostos. E se dividir entre a prática do seu negócio e tais burocracias é uma loucura sem precedentes. Por isso que a contabilidade é importante, pois em uma condição jurídica, deixa a empresa mais tranquila e focada em desempenhar suas funções de ofício.
Além disso, é por meio de dados estratégicos levantados pela contabilidade que os prestadores de serviço podem tomar determinadas ações técnicas da empresa, por exemplo.
Enfim, a importância da contabilidade para os prestadores de serviço são inúmeras e muito importantes para que você e/ou a a sua empresa parta para o sucesso.
