E como um bom serviço contábil pode auxiliar nesse processo

Todo planejamento para ser efetivado precisa estar bem detalhado, montado e prescrito. Planejamento é sinônimo de controle e este no campo empresarial precisa estar sempre na mãos dos gestores da empresa. Para que esse trabalho personalizado venha ser bem sucedido, é extremamente importante que ele esteja na mão de um serviço de contabilidade, o motivo é que o acesso fundamental aos números e os estudos e planejamentos bem definidos por meio desse setor da empresa, é fundamental para que a gestão venha ter em mãos um planejamento especificado.

Dentro os número a serem estudados e que interferem na política de planejamento empresarial, se encontram os lucros, as idealizações financeiras, método de trabalho e tudo o que influi na forma que o seu produto se apresenta e o fluxo de vendas que ele vem tendo.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Para isso é necessário a definição percentual do lucro da empresa, sem essa informação muito dificilmente você conseguirá manter o seu negócio em atividade, essa informação nada mais é o mínimo do mínimo que o empresário precisa conhecer do seu negócio. Para você retirar em números esse indicador, a medida é a seguinte: lucro líquido dividido pela receita total, vezes cem.

O valor total terá variação de acordo com o planejamento, porte, produto, entradas e saídas da empresa. A estimativa variável, mas quanto mais informações próximas da realidade por meio de um serviço de contabilidade bem específico, mais provável é você ter a realidade em cheio à estimativa elaborada.

Crescimento mensal

Como dissemos, o valor de lucro é variável periodicamente e passa por diversos fatores, uma empresa em atualização e crescimento constante, como uma startup, precisa ter noção de quanto tem sido esse crescimento para fazer um mapa de objetivos. Para definir em porcentagem a receita mês a mês é necessário subtrair a receita atual da receita anterior e dividir o resultado pela receita do mês anterior multiplicada por cem.

Conversão de vendas

Proposta de valor e convencimento de poderio de compra, é a base de proposta com fechamento e define a produtividade da sua estratégia de vendas e campanhas de marketing.  Contrato fechados dividido por clientes atendidos, sempre vezes cem, define a porcentagem de efetivação em conversão de vendas.

Participação no mercado

Também chamado de Market Share, é uma estratégia de análise ampla do mercado que serve como demonstrativo da atividade da empresa em meio ao setor em que ela atua. Calcula-se eficácia na praça.

O cálculo é feito por meio do volume de vendas e do faturamento, sendo dividido o faturamento total e segmentado multiplicado por cem.

Produtividade

Pode ser calculada em diversas esferas da empresa, seja individual, geral ou dividida por departamentos e pode concluir um erro de processo por meio de um funcionário estratégia ou departamento como um todo. Essas falhas podem ser tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima.

Para o cálculo do planejamento, é divido produto gerado por recurso utilizado. .

Funcionários

Numa prática denominada em termo americano Turnover, relaciona-se o desempenho individual do funcionário e pode ser solucionado com a gestão de pessoas ou até na mudança no plano de remuneração, adicionando metas e afins.

Para esse levantamento é dividido o número de funcionários da empresa pelos do período vezes cem.